sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Jantar de Halloween: Creme de abóbora com cenoura e laranja pra espantar...a fome!

Já que hoje o dia está cheio de abóboras...que tal aproveitar o tema e caprichar no jantar de Halloween?
Nosso creme de abóbora com cenoura e laranja está repleto de betacaroteno, vitamina C e E, zinco, cálcio, fósforo, ferro e potássio, além das indispensáveis fibras! E não preciso nem dizer que é uma DE-LÍ-CIA, né?


Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pitada de pimenta do reino ou rosa moída (ou à gosto)
  • 1/2 abóbora japonesa/moranga pequena descascada e picada
  • 2 cenouras pequenas descascadas e picadas
  • Suco de 1 laranja
  • Raspas de casca de laranja à gosto
  • Cebolinha picada (opcional!)
  • Sal à gosto
  • 1/2 litro de caldo de legumes

A mágica:

Refogue a cebola e o alho no azeite até que dourem e acrescente a abóbora, a cenoura e a pimenta, sempre mexendo tudo. Junte na panela o caldo de legumes e o suco de laranja e deixe cozinhar até que os legumes estejam bem macios. Se necessário ao longo do cozimento acrescente um pouco de água para cobrir tudo.
Estando os legumes macios e cozidos e o caldo reduzido, leve tudo ao processador/liquidificador e bata até que se forme um creme. Volte o creme para a panela, acrescente as raspas de casca de laranja e acerte o sal à gosto.

Sugestões para servir: raspinhas de gengibre; um fio de azeite; um fio de creme de leite; punhado de cebolinha picada; folhinhas de manjericão.

Dicas:
  • Para facilitar na hora de descascar a abóbora, ferva água numa panela e mergulhe a abóbora por alguns minutos. Isso amolecerá a casca e deixará tudo mais fácil!
  • O caldo de legumes pode ser caseiro ou industrializado, ou ainda pode ser substituído por apenas água. Nesse ultimo caso, acrescente temperos extras de sua preferência para que o sabor não fique prejudicado.
  • Antes de cortar a laranja ao meio para extrair o suco, passe-a num ralador fino para obter as raspinhas da casca.
  • A quantidade de caldo ao fim do cozimento vai determinar a consistência do seu creme, caso queira obter algo mais próximo de uma sopa (mais ralinho), basta acrescentar mais água/caldo.

Espero que gostem!

Beijos,

Alice, a convidada


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Creme de Papaia super levinho

Cristóvão Colombo foi procurar a Índia e descobriu a Papaya! ahahha 

Fruta dos anjos era o nome que o grande navegador dava para essa frutinha! Doce deliciosa e cheeeeia de benefícios, é a base da receita de hoje!

Primeiro quero contar o tanto de benefícios que essa fruta possui. Rico em proteínas, fibras, carboidratos, cálcio, ferro, em vitamina K, A e C, tiamina, riboflavia e em niacina.

Resumindo, o mamão ajuda (e muito) na digestão, deixando o corpitcho mais desinchado, auxilia no emagrecimento e previne o câncer do cólon. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução da dor da artrite, contém vitaminas power contra gripe e resfriado, e que auxiliam no sistema imunológico. 

Bom, se você não trocou seu namorado pelo mamão depois disso tudo, saiba que passar a frutinha no rosto por 20 minutos ajuda na cicatrização, e tirar manchas da pele, fora as espinhas. No cabelo, auxilia no brilho e maciez. Bom né?!


A receita? Bora menina, bora anotar!!! =P


INGREDIENTES:
  • uma unidade de mamão papaia;
  • um copo (requeijão) de iogurte desnatado natural;
  • uma colher (chá) de essência de baunilha;
  • adoçante a gosto (Agave ou mel);
  • uma colher (sopa) de geléia de morango (ou mirtilo ou frutas vermelhas - o que preferir) sem açúcar;

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador, menos a geleia, até obter a consistência desejada. Sirva num refratário bacana, deixe gelar um pouco, e depois coloque a colher de geleia (de preferência em temperatura ambiente, para ficar mais molinha). 

Enjoy! 

Huuuum....

POWER DICA: Pra quem é da maromba, inclua uma medida de WEY PROTEIN sabor baunilha na receita e tome após o treino. Se ficar grossinho, só acrescente mais iogurte e tudo certo. Eu amo colocar gengibre e/ou capim limão**.

** O capim-limão serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, dor de cabeça, febre,doenças do fígado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular e pele oleosa....e vai que vai! rsrs

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tartar de abacate

Olá! Se você é uma das pessoas que pensam que o abacate é um vilão na dieta, você poderá se enganar.

Sim, é uma fruta bastante calórica (cada 100 gramas de abacate, pode conter 160 calorias = 1 pão francês). Mas calma, não o deixe de lado e o dispense antes de conhecer seus benefícios.

O alto valor calórico se deve a grande quantidade de gordura nele presente, mas é uma gordura boa. A fruta é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, prevenindo doenças cardiovasculares.

Além disso, é antioxidante, fonte de vitamina E, e  A, protegendo as células. E ainda possui minerais, como ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Ainda não se convenceu? Apesar de calórico, auxilia no emagrecimento, devido ao teor de fibras, que também diminuem a glicemia e fazem bem para o diabético. O ideal é que sejam consumidos 100 gramas ao dia no máximo, e de preferência puro. Mas aqui vai uma receitinha para ajudar a deixa-lo mais saboroso, e com um charme.

Para quem procura a dieta Detox, é um prato excelente para ser consumido na fase de desintoxicação, e deverá ser consumido assim, sem acrescentar carne, ou o algum pão com glúten.




Ingredientes:

·        100 gramas de abacate
·        20 gramas de tomate vermelho sem semente
·        5 folhas de hortelã picadinhas
·        Sumo de ½ limão (siciliano ou Haiti)
·        Sal a gosto (bem pouquinho)

Modo de preparar:

Cortar tudo em cubinhos e misturar em um recipiente junto com o sumo de limão e as folhas de hortelã. Misture lentamente para não “desmanchar” o abacate.

Molho para acompanhar:

·        3 cebolinhas
·        1 ramo de salsinha
·        5 cm de alho poró (cortadinho)
·        4 folhas de hortelã
·        Sumo de 1 limão (siciliano ou Haiti)
·        Sal a gosto
·        Azeite a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador até homogeneizar. Se necessário acrescente um pouco de água e não azeite. Sirva junto com o tartar.

Dica ginger: No molho acrescente uma colher generosa de mel, e uma colher generosa de molho de pimenta de sua preferência. Dá um toque agridoce e deixa mais surpreendente o sabor. O bacana, é que se tirar o mel, fica uma delícia também e agrada aos veganos de plantão!


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Adeus, calor! Sorbet de abacaxi com hortelã

Tá aí que não se aguenta de calor, né?
Então vem comigo que a receita hoje é pra refrescar até a alma e despistar as altas temperaturas do final de semana!
Nosso amigo abacaxi é uma 'fruta' linda, saborosa, leve, cheia de fibras, vitaminas A e complexo B, cálcio e magnésio, além de oferecer poucas calorias. Aí acrescentamos a essa belezura a hortelã, plantinha amiga que possui propriedades calmantes, digestivas e expectorantes, sem falar naquele sabor fresco e revigorante! Precisa mais? 





Ingredientes:

  • meio abacaxi maduro descascado e picado;
  • folhas de hortelã higienizadas a gosto;
  • açúcar /sucralose / agave a gosto (opcional!);
  • raspinhas de gengibre (opcional!).

A mágica:


Bata no liquidificador/processador/mixer o abacaxi com as folhas de hortelã até que se forme um creme sem pedaços. Acondicione o creme de abacaxi num recipiente com tampa e leve ao freezer por cerca de duas horas ou até que ele comece a congelar.

O pulo do gato para esse sorbet é: após o inicio do congelamento do creme, retire-o do freezer e bata tudo novamente (eu utilizei um fouet no próprio recipiente) até que fique cremoso. Esse procedimento deve ser realizado aproximadamente três vezes. Depois disso é só manter no freezer até o momento de servir.
Antes de saborear deixe o recipiente por alguns minutos em temperatura ambiente para que o sorbet readquira uma consistência mais macia.


Espero que gostem! 


Beijos,

Alice, a convidada :)



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Chocolate vegano com um charme a mais

Chocolate, chocolate meu...existe doce com o gosto mais perfeito que o teu? Huuuum 


Bem, ainda não descobriram, pelo menos na minha opinião, e sabendo que chocolate é super delícia, vicia e na versão comercial é entupido de açúcar, que a Ginger loira aqui testou essa receitinha!
O cacau é poderoso para saciar a vontade de comer açúcar, o problema é que o chocolate ao leite que vendem por aí quase não tem cacau e tem alto teor de açúcar, e isso além de engordar, faz um mal a saúde. Por isso muitas vezes é recomendado o chocolate amargo, pois ele contém 55% desse alimento dos deuses.
Além de combater a ansiedade, libera endorfina e eleva a disposição mental, dá uma "googlezada" aí e vê se não é verdade!
Agora, quer saber sobre esse tal de chocolate vegano? Além de não possuir leite e ser adoçado sem açúcar, leva avocado (o primo mexicano do abacate) como base pra textura, que digo e afirmo: com ele, a receita é mil vezes mais gostosa (palavras do maridão, rsrs)!
Ah! E o avocado é rico em vitaminas A, D e E.


Segue a receitinha, apaixone-se você também! (E parece que o avocado se apaixonou por algo além da receita...)




Ingredientes:


  • 1 colher (sopa) de óleo de coco;
  • 1 avocado;
  • 1 colher (chá) de água;
  • 2 colheres (sopa) cheias de cacau cru em pó;
  • 2 colheres (sopa) de agave para adoçar (eu coloquei bem mais, gosto beeem docinho, vai a gosto);
  • frutas para enfeitar e devorar;


A mágica:


Misture tudo com muito vigor, até ficar bem homogêneo. Pode utilizar liquidificador ou mixer para auxiliar (é mais fácil!). Prove e acrescente agave conforme o seu gosto. Refrigere por uma hora e sirva com frutas cítricas, banana picada, castanhas e gotinhas de laranja para dar mais sabor. 


Enjoy, porque é gostoso e saudável!


Beeijos!

Lanchinho turbinado: pudim de super chia com frutas



Mais cálcio que o leite, mais ferro que o espinafre e a melhor amiga do coração!A chia é uma sementinha mexicana conhecida por todo mundo hoje em dia! E o que eu amo nessas pequenas é a quantidade de nutrientes e a textura super divertida criada pelo gel que elas produzem ao entrar em contato com líquidos.

Hoje a receita é de um pudim tão fácil de ser feito como devorado!

Bora aprender esse pudim cheio de fibras, proteínas, ômega-3 e outros tantos nutrientes?! Huuuumm...divirtam-se!






Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de chia
  • 1 xícara de leite à sua escolha (soja, coco, amêndoas...)
  • 1 colher (chá) do adoçante que preferir (xarope de bordo, agave, mel)
  • 1/4 de colher (chá) de baunilha em pasta
A mágica:

Misture bem todos os ingredientes em uma tigela e coloque na geladeira de um dia para o outro tampadinho. No dia seguinte, misture novamente para obter a consistência cremosa.
Em um vidro charmoso coloque camadas do pudim intercalando com frutas, castanhas e o que mais desejar.


Docinho, cremoso e nutritivo! É um super café da manhã!


Nota: Nas fotos utilizei leite de coco como base, agave azul para adoçar e amêndoas lascadas para decorar! As frutas foram manga e mamão papaia. Se não encontrar pasta de baunilha, pode utilizar a essência, mas a fava ou a pasta permitem um sabor muito mais intenso e natural.


Beeeijos!


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Para temperar a vida: mix de ervas

Esse pode ser um substituto do sal, ótimo para quem é hipertenso ou simplesmente quer diminuir o sódio na alimentação.


Ingredientes: 

2 colheres (chá) de alho em pó 
1 colher (chá) de raspas de limão-taiti 
1 colher (chá) de manjericão (use fresco ou seco)
1 colher (chá) de orégano. 


A mágica:  Bata tudo num mixer ou liquidificador e conserve em recipiente tampado.
Lembre-se que ingredientes frescos tem vida útil mais curtinha!

Esse mix é básico, podendo modificar as ervas e deixar do seu jeitinho.


Tempere com amor e tudo certo!

Beeijos!

O início surpreendente: sopa de erva-doce e pera

Esse prato foi um início delicioso e surpreendente! Nele associo a vontade de cozinhar (mesmo com a vida tendendo para um lado completamente diferente, meu amor à cozinha sempre esteve em minha veia e dia-a-dia) com a necessidade de me alimentar de forma mais saudável. Decidi por esse prato porque combina praticidade, charme, saúde e claro, sabor delicioso e que surpreende a qualquer um.

Tanto a pera como a erva-doce têm muita pectina, que auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Possuem também potássio, um mineral que ajuda a regular a retenção de líquidos.





Ingredientes:

1 bulbo de erva-doce grande e aparado;
1 cebola média cortada em rodelas grosseiramente;
3 dentes de alho picados;
1 colher (sopa) de azeite;
600ml de caldo de legumes preparado com 1/2 colher (chá) de mix de ervas (receita aqui);
1 pera sem sementes.


A mágica:

Limpe o bulbo e pique em pedaços médios. Refogue no azeite o alho e a cebola, adicionando 3 colheres (sopa) do caldo de legumes sempre que começar a secar.
Junte a erva-doce picada e mais 3 colheres (sopa) do caldo quando começar a secar novamente. Acrescente a pera picada e o restante do caldo. Ferva e cozinhe em fogo brando por cerca de 40 minutos, até o bulbo ficar macio.
Transfira os sólidos para o liquidificador com um pouco do líquido, e acrescente aos poucos o liquido deixando a consistência como desejada.
Sirva com um fio de azeite, lascas da erva-doce ou até as próprias folhas (como na foto).
Dica da Ginger:
Escolhi a pera menos madura, mais durinha, para deixar o sabor menos adocicado. Para salgar utilizei o sal rosa do Himalaia, uma alternativa mais saudável ao nosso sal de cozinha. Na hora de servir acrescentei amêndoas torradas trituradas grosseiramente, o que deixou a sopa mais salgadinha e conferiu crocância, deixando tudo mais interessante!


Beeijos!