sábado, 1 de novembro de 2014

Manteiga de oleaginosas

Tem coisa mais gostosa do que amêndoa, nozes, castanhas, e todas essas pequenas crocantes e cheias de nutrientes? Amo, amo e amo de paixão, e sempre tenho umas para belisquete e S.O.S tentação, afinal não só fazem bem, como ajudam a eliminar o desejo desenfreado por doces.

São ricas em gorduras insaturadas, responsáveis pela redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom (HDL), favorecendo o funcionamento cardiovascular. Ricas em antioxidantes, retardando o envelhecimento das células, diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, e (tchanananaaaan), o qual é responsável pela resistência da perda de gordura e compulsão alimentar, num falei?!

Possuem ômega 3, 6 e 9, fonte de vitaminas e minerais. Cada uma tem seu benefício específico, como a amêndoa, por exemplo, que possui estudos que digam que essa oleaginosa possui níveis de gorduras monoinsaturadas capazes de manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gordura.

A parte ruim, é que são bem calóricas, e o consumo deve ser moderado. Em geral, (dependerá muito da dieta e necessidade de cada um), as recomendações deverão ser de 30 a 60 gramas por dia, e no caso da nossa protagonista da receita de hoje, de 2 a 3 unidades.

No entanto, lembrem-se, o fator calorias é importante, mas não é o ideal para uma dieta. O principal é a qualidade da alimentação, e os benefícios de sua dieta, pense sempre em se nutrir e não simplesmente comer! #meunovolema



INGREDIENTES:


  • Um punhado de oleaginosa (na foto foram 200 gramas de castanhas-do-pará);
  • azeite ou óleo de linhaça ( uma colher de sopa ou menos);
  • sal a gosto (usei o do Himalaia rosa).

Bata tudo no liquidificador até obter a textura. Pronto, só servir.
Difícil né?!

E para as curiosas de plantão e sabedoria geral, seguem abaixo as calorias de cada 50 gramas das oleaginosas mais conhecidas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê sua pitada!